O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), reiterou nesta quinta-feira (10), em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, seu apoio ao deputado federal José Guimarães (PT) como possível candidato ao Senado nas eleições de 2026. A declaração ecoa posições já expressas por outras lideranças da sigla, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, sinalizando coesão dentro do partido em torno do nome do parlamentar.
“O deputado Guimarães é um grande parlamentar, uma referência no nosso partido, tem larga folha de serviço prestado. Tem todo direito de pleitear espaço. É mais do que natural, mas isso também passa por uma discussão interna. A gente tem condição de construir unidade. Mas temos que ter humildade, saber ouvir e, em alguns momentos, dar passos para trás para depois dar dois ou três para frente”, declarou Evandro.
A fala do prefeito se soma ao esforço do Campo Democrático, corrente petista liderada por Guimarães no Ceará, que vem ganhando força na disputa interna do partido, já projetando a composição das chapas majoritárias para 2026.
Nesta semana, o governador Elmano, durante agenda em Brasília, destacou que não está envolvido em articulações ligadas a novas vertentes que têm surgido no PT estadual e reafirmou sua proximidade política com Guimarães, reforçando a ideia de continuidade e coesão partidária.
Com o respaldo de figuras estratégicas do partido e crescente apoio interno, José Guimarães desponta como nome natural para disputar a vaga ao Senado em 2026 — uma construção que, segundo aliados, também conta com a simpatia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.