Um dos três suspeitos de matar a jovem Natany Alves, de 20 anos, sequestrada no último domingo (16) na saída de uma igreja em Quixeramobim, já chegou a se apresentar como pastor nas redes sociais. Francisco Márcio Freire, de 43 anos, junto com os outros dois suspeitos, eram usuários de drogas e viviam como andarilhos, conforme o delegado William Lopes, da Delegacia Regional de Quixadá.
Os três homens foram presos na tarde do domingo em uma residência em Quixadá, a cerca de 43 quilômetros de distância do local onde Natany foi abordada e levada com o carro. De acordo com as investigações, a vítima foi assassinada com golpes de pedra após reagir ao sequestro em uma região de matagal.
Até 2019, Márcio Freire se apresentava como pastor nas redes sociais, publicando fotos em celebrações religiosas, cantando e pregando. Ele também liderava um projeto social para fornecer alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade em Itarema. Segundo o delegado, ele teria sido o autor intelectual do crime.
A Polícia acredita que Márcio e os outros dois suspeitos se conheceram nas ruas e viviam juntos como andarilhos. No sábado (15), um dia antes do crime, eles estavam bebendo e consumindo drogas. No domingo, decidiram roubar um carro para vender o veículo e quitar dívidas.
Identificação dos suspeitos
Os três suspeitos presos são:
- Francisco Márcio Freire, 43 anos, natural de Quixadá (CE), já se apresentou como pastor e possui antecedentes por roubo.
- Francisco Teodósio Ramos, 43 anos, natural de Fortaleza, com antecedentes por violência doméstica.
- Jardson do Nascimento Silva, 23 anos, natural de Russas (CE), sem antecedentes criminais.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos.
Em nota, a Associação de Pastores Evangélicos de Quixadá (Apeq) negou qualquer vínculo de Márcio Freire com o grupo religioso.
“A associação repudia o ato cometido e também a informação de que um dos autores da morte da jovem Natany Alves seria pastor evangélico de Quixadá, pois nunca participou e nem pastoreou nenhuma igreja no município, nem fez parte do conselho de pastores de Quixadá, que se solidariza com todos os familiares”, afirmou a organização.
Como ocorreu o crime
Natany Alves, de 20 anos, havia saído da igreja para buscar algo no carro quando foi rendida pelos três criminosos na Rua Tabelião Miguel Câmara, no Centro de Quixeramobim. O trio passava pela rua quando viu a jovem entrando no carro e resolveu praticar o crime.
A vítima estava dentro do veículo quando foi abordada. Ao perceber a ação, tentou escapar pela porta do passageiro, mas foi impedida. Os criminosos a levaram no próprio carro até a localidade de Laranjeiras, em Banabuiú, a cerca de 80 quilômetros de Quixeramobim. Segundo a Polícia, a intenção inicial do grupo era abandonar a vítima em um local ermo.
Os suspeitos alegaram que Natany reagiu ao ser retirada do carro, momento em que a agrediram com golpes de pedra. Após o homicídio, o trio fugiu dirigindo para Morada Nova e, posteriormente, Quixadá, cidade natal de Márcio Freire. O carro roubado foi abandonado na Rua Francisco Eneas de Lima, e os criminosos seguiram a pé até tomar mototáxis para a casa de uma filha de Márcio Freire, onde foram localizados pela Polícia horas depois.
Durante a abordagem, os suspeitos confessaram o crime e indicaram à Polícia a localização do corpo da vítima. O laudo pericial apontou que Natany não sofreu violência sexual.
Os três foram autuados pelo crime de latrocínio e estão detidos em Quixadá. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do trio, e eles passarão por audiência de custódia nos próximos dias.