A Operação Focus, deflagrada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou ofensivas nessa sexta-feira (16) em Itapipoca. Uma das ofensivas resultou na apreensão de um adolescente suspeito de ato infracional análogo a tráfico de drogas em uma praça situada na sede do município. Ele já possuía passagens por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e roubo à pessoa.
Por volta das 22h, uma equipe do 11º Batalhão Policial Militar (11º BPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) recebeu informações de uma ocorrência de tráfico de drogas em uma praça situada no Centro da cidade. A equipe policial deu início às diligências e abordou algumas das pessoas presentes no local. Em posse de uma delas, um adolescente, de 15 anos, com passagens por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e roubo à pessoa, foram encontradas dez trouxinhas de maconha (12 g), prontas para comercialização.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido junto ao material apreendido até a Delegacia Regional de Sobral. Ele foi autuado em flagrante pelo ato infracional análogo a tráfico de drogas e colocado à disposição da Justiça.
Veja vídeo
Operação Focus
A 46ª edição da Focus contou com 23 equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Copol. Ao todo, 73 homens e mulheres das Forças de Segurança do Estado participaram da ofensiva.
Durante a edição, 242 pessoas e 129 veículos foram abordados em Itapipoca. O principal objetivo da Operação Focus é coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). As áreas são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS).
A Operação Focus tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprimentos de mandados de prisão em aberto, bem como, saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e em veículos.