O ministro do STF, Gilmar Mendes, assume pela terceira vez como membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pelas eleições, em cerimônia realizada no dia 13.
No dia 13, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes tomou posse como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa é a terceira vez que o ministro assume o cargo na corte eleitoral, tendo presidido o TSE nos anos de 2006 e 2016.
Além de Gilmar Mendes, os ministros Dias Toffoli e André Mendonça também compõem as vagas de ministros substitutos do TSE, provenientes do STF. As vagas efetivas são ocupadas por Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, Cármen Lúcia e Nunes Marques.
Outro ministro a tomar posse como substituto é Antonio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que assume como membro de seu tribunal no TSE.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois advogados com notório saber jurídico. A função do TSE é a organização e supervisão das eleições, garantindo a lisura e a legitimidade do processo eleitoral brasileiro.