O açude Poço Verde, localizado na localidade de mesmo nome, é o terceiro reservatório de Itapipoca a atingir a capacidade máxima em 2025. Segundo dados divulgados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o açude registrou volume superior ao limite, chegando a 108,52% da sua capacidade total.
Confira os dados atualizados da Cogerh:
- Capacidade total: 13,340 hm³
- Cota: 68,22 m
- Volume atual: 14,47 hm³
- Percentual de volume: 108,52%
- Vazão de perenização: 0,00 L/s
Com o transbordamento do Poço Verde, o município de Itapipoca registra um marco importante no monitoramento hídrico do ano. Em 2025, os três principais açudes da cidade sangraram: Quandú foi o primeiro, seguido do Gameleira, e agora, o Poço Verde.
História e importância do Açude Poço Verde
O açude Poço Verde foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com recursos da União, e teve sua conclusão em 1955. Ele está situado sobre o leito do Riacho Sororó, sendo uma das principais fontes de abastecimento hídrico do município.
Além de sua relevância para o fornecimento de água, o local também abriga o Balneário Poço Verde, construído durante a gestão do ex-prefeito Gerardo Barroso. A obra contou com a atuação de João Rurik de Sousa, que atuou como mestre de obras e pedreiro.
Com o cenário atual, o abastecimento da população urbana e rural se fortalece, ao mesmo tempo em que o município celebra o bom momento das reservas hídricas após um período de boas chuvas na região.