O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Itapipoca promoveu, na manhã da última quinta-feira (3), uma formação voltada aos seus conselheiros e conselheiras com o tema “Política de equidade e reparação da população negra”. A atividade teve como facilitadora a Dra. Francisca Martir da Silva, secretária executiva da Secretaria de Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará.
Durante o encontro, a secretária anunciou que Itapipoca será sede da Conferência Regional de Igualdade Racial do Litoral Leste e Vale do Curu. Na ocasião, também será realizada a solenidade de entrega do Selo Município Sem Racismo ao município, um reconhecimento pelo avanço nas políticas públicas de promoção da igualdade racial.
Para o presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Itapipoca, Régis Alves, a formação representa um momento importante para fortalecer e ampliar ações afirmativas. “É fundamental promover reparações à população negra pelo legado deixado por mais de três séculos de escravidão no Brasil”, destacou.
Régis ressaltou ainda que Itapipoca tem avançado significativamente nesse contexto. Entre os marcos citados estão a aprovação da lei de cotas no concurso público municipal, a criação da Coordenadoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, a implementação da educação escolar quilombola e indígena, e a criação do Núcleo Kalunga de Pesquisa, Produção e Difusão das Expressões Afro-Indígenas de Itapipoca. Ele também destacou outras políticas intersetoriais voltadas às relações étnico-raciais no município.