Nesta quinta-feira (23), foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Itapipoca, marcando um avanço significativo para o abastecimento hídrico da região. A obra, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, duplicará a capacidade de vazão de água tratada no município, passando de 150 litros por segundo para 300 litros por segundo, e beneficiará 102 mil pessoas. Projetada para atender às demandas da população pelos próximos 30 anos, a estrutura é um marco de modernização e eficiência no sistema de abastecimento local.
“Tenho muita convicção e aprendi isso com o presidente Lula: governar é cuidar de gente. Mas cuidar das pessoas abrange muitos aspectos, é preciso cuidar do lazer, educação, saúde, emprego. E digo a vocês que se já fizemos muito, iremos trabalhar para fazer muito mais pelo povo de Itapipoca. Estamos aqui entregando a melhor Estação de Tratamento que é possível oferecer no país, para que você possa beber uma água de qualidade, priorizando a sua saúde”, destacou o governador Elmano de Freitas durante a solenidade.
Tecnologia de ponta para o tratamento de água
A nova ETA foi equipada com a Tecnologia de Tratamento de Ciclo Completo (CC), que proporciona maior eficiência no processo de purificação da água. Entre as melhorias, destaca-se a implantação de uma estação elevatória de água recuperada, que recircula parte da água utilizada na lavagem dos filtros, promovendo sustentabilidade no sistema.
O projeto incluiu ainda a modernização da estrutura já existente, com a substituição de bombas e conexões, ampliando a segurança hídrica de Itapipoca e das comunidades vizinhas.
De acordo com José Carlos Asfor, diretor de engenharia da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a obra reafirma o compromisso do estado com o bem-estar da população. “Hoje é um momento de muita alegria, festa, principalmente para o setor de recursos hídricos do Ceará. Estamos entregando um equipamento de ponta para conseguir uma água com padrão de qualidade para a população. Isso só renova o compromisso do Governo do Ceará, da Cagece, da Prefeitura em trazer uma melhor qualidade de vida a todos”, pontuou.
Impacto na comunidade
O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, enfatizou a transformação que o município está vivenciando. “Se você entra na cidade, seja por qual for a entrada, você vê uma obra com apoio do Governo do Estado. Estou muito confiante que muito ainda será feito por nossa cidade. Só tenho a agradecer”, declarou.
Moradores como Maria de Fátima dos Santos, conhecida como Fafá, celebraram a inauguração. Ela vive na comunidade de Jenipapo, no distrito Barrento, e acompanhou as mudanças no abastecimento ao longo dos anos. “Moro aqui há mais de 60 anos. Antes tínhamos que recorrer a água de poço, depois veio o Projeto São José e melhorou muito nossa vida. Com essa nova Estação, tenho certeza que a qualidade do nosso dia a dia vai melhorar ainda mais”, afirmou.
Para Fábio Castro, funcionário da ETA e também beneficiado pela obra, a emoção foi em dose dupla. “Fico muito feliz com essa obra que vai trazer uma água de qualidade pra minha cidade e inclusive pra minha casa. O pessoal lá em casa vai ficar muito feliz. Teremos uma saúde ainda melhor. Só tenho a agradecer”, comentou.