A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), informa que seguem abertas até o dia 11 de outubro de 2024 as inscrições para o Vestibular 2025.1. Estudantes interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site oficial da CEV (www.cev.uece.br).
As provas da primeira fase estão agendadas para o dia 17 de novembro de 2024, enquanto as da segunda fase acontecerão nos dias 15 e 16 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente). Ao todo, estão sendo ofertadas 2.850 vagas. Destas, 1.274 são destinadas aos cursos da capital, Fortaleza, e 1.576 para os cursos das Unidades da Uece no interior do estado, localizadas em municípios como Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati, Canindé e Quixeramobim.
Inscrições e taxa de pagamento
Os candidatos podem gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) até as 17h do dia 11 de outubro de 2024, com vencimento até o dia 14 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 160 e deve ser paga na rede bancária ou em estabelecimentos credenciados. Para realizar a inscrição, o candidato deve indicar o curso desejado e a Língua Estrangeira de sua preferência (Inglês, Francês ou Espanhol).
Fases do Vestibular
Na primeira fase, os candidatos realizarão uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais, que abrange três áreas:
- Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
- Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química;
- Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.
A segunda fase será composta por quatro provas: uma de Redação e três Específicas, conforme o curso escolhido. Essas provas ocorrerão nos dias 15 e 16 de dezembro de 2024.
Sistema de cotas e mudanças para 2025.1
O vestibular da Uece reserva 50% das vagas para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas localizadas no Ceará e que se enquadrem nos critérios de baixa renda (renda familiar bruta de até 1,5 salário-mínimo per capita). Neste ano, uma das novidades é que candidatos cotistas, inicialmente, concorrerão na ampla concorrência. Caso não obtenham a nota necessária, passarão a disputar as vagas reservadas para cotas. Outra mudança importante é a inclusão de quilombolas no sistema de cotas.
Além disso, houve atualizações nos requisitos para solicitação de condições especiais. Para pedir hora adicional nas provas, por exemplo, será necessário apresentar laudo médico assinado por um psicólogo ou especialista. Caso necessário, o candidato poderá ser submetido a uma perícia para validar o tratamento diferenciado.
Mais informações
O Manual do Candidato e outras informações detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da CEV (www.cev.uece.br). Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelos telefones (85) 3101-9710 ou 3101-9711.