A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José IV, está promovendo novos investimentos para garantir o acesso à água no meio rural cearense. Em Itapipoca, na região do Vale do Curu e Aracatiaçu, as obras de implantação de um sistema integrado de abastecimento já estão em andamento e atenderão 22 comunidades locais.
Com orçamento de R$ 24 milhões, a iniciativa beneficiará cerca de 9,4 mil pessoas, proporcionando acesso à água tratada diretamente em suas residências. Atualmente, o projeto já atingiu 50% de sua execução, marcando um avanço significativo no desenvolvimento das áreas rurais de Itapipoca.
Além das melhorias em Itapipoca, a SDA também se prepara para expandir os sistemas de abastecimento de água para outras regiões do Ceará. O processo licitatório para a construção de 12 novos sistemas de abastecimento está em fase de análise pelo Banco Mundial e será encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) no mês de outubro. Esse novo investimento totalizará R$ 29 milhões.
Essas ações são parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade de vida das populações rurais e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar, um setor vital para a economia local.
Municípios e comunidades beneficiadas pelos novos sistemas de abastecimento:
- Crato: Baixio dos Monteiros (102 famílias);
- Acopiara: Botelha, Bom Jesus e Bastião (92 famílias);
- Icó: Sítio Maia e Santa Maria (281 famílias);
- Deputado Irapuan Pinheiro: Retiro (54 famílias);
- Crateús: Cajueiro dos Balés, Cacheado, São Bento e Jatobá (151 famílias); Sítio Escuro I, Sítio Escuro II, Açude dos Sérvolos, Barreiros e Tamboril (211 famílias);
- Amontada: Palmeira e Melancias (78 famílias);
- Reriutaba: Carnaúba (127 famílias);
- Itaiçaba: Assentamento Tomé Afonso (157 famílias);
- Russas: Bento Pereira e Pau Branco (601 famílias);
- Quixeré: Ubaia, Baixa do Félix e Maxixe (162 famílias);
- Tabuleiro do Norte: Santo Antônio, Lagoa Escondida, Poço dos Pintos, entre outras (751 famílias).