A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) iniciou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), a operação “Usurpare”, visando desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e estelionatos. A ação foi coordenada pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD), do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PCCE, e contou com a colaboração da Polícia Civil de São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, resultando no sequestro de sete imóveis e 13 automóveis. As operações ocorreram nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, no Ceará, e também em São Paulo, evidenciando a abrangência do esquema criminoso.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava dados de pessoas aleatórias para abrir contas bancárias e obter cartões de crédito e empréstimos. Com esses recursos, a organização adquiriu imóveis e veículos em nome de terceiros, caracterizando a prática de lavagem de capitais. A PCCE identificou que o grupo causou prejuízos estimados em cerca de R$ 7 milhões.
O cumprimento dos mandados foi autorizado pelo Poder Judiciário, e as equipes policiais, em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo, conseguiram bloquear o patrimônio do grupo criminoso, realizando o sequestro dos bens identificados.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações fornecendo informações que auxiliem os trabalhos policiais. Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) pelo número 181, ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, onde é possível enviar mensagens, áudios, vídeos e fotos. Também é possível fazer denúncias pelo site “e-denúncia” no endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.