Na última quarta-feira (12), o campus de Itapipoca do Instituto Federal do Ceará (IFCE) celebrou o encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente Administrativo, integrante do Programa Mulheres Mil. Voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, além de vítimas de violência, a iniciativa capacitou um total de 26 participantes.
O evento de conclusão contou com a presença das formandas, docentes envolvidos, e da equipe gestora local, composta por Maria Ribeiro, supervisora do curso, e Andrea Araújo, responsável pelo apoio acadêmico. Também prestigiaram o evento Maria Denise Nunes, coordenadora geral do Mulheres Mil, Ana Claudia Uchôa, Pró-reitora de Extensão do IFCE, e Jakilane Leal, coordenadora de Extensão do campus.
Maria Ribeiro, coordenadora local do curso, destacou a importância do projeto para sua trajetória pessoal e profissional: “Foi um privilégio gigantesco, uma honra e um aprendizado contribuir para a formação dessas mulheres. O campus ganhou muito com o projeto.”
Com duração de 3 meses e carga horária de 160 horas distribuídas em 7 disciplinas presenciais, o curso foi oferecido de forma gratuita, com auxílio financeiro destinado a todas as participantes, a maioria mulheres negras com ensino médio completo.