No campus de Itapipoca do Instituto Federal do Ceará (IFCE), as atividades regulares dos cursos técnicos integrados e subsequentes, bem como dos cursos superiores, serão temporariamente interrompidas a partir desta segunda-feira, 29 de abril. A decisão, respaldada pela recomendação do Colégio de Dirigentes (Coldir) da instituição, é uma resposta à adesão dos servidores ao movimento paredista, que teve início em 11 de abril.
O atual cenário se caracteriza pela baixa frequência dos estudantes, o que inviabiliza o desenvolvimento das atividades letivas com a qualidade desejada. Além disso, a suspensão dos transportes públicos municipais durante o período noturno dificulta o acesso dos alunos e alunas ao campus. Diante disso, a medida se manterá vigente até o término da greve.
Enquanto as aulas estão suspensas, as atividades administrativas do campus seguirão em funcionamento, priorizando as atividades essenciais definidas de comum acordo entre os gestores do IFCE e os representantes dos Comandos de Greve das quatro seções sindicais que representam os servidores da instituição.
A direção-geral enfatiza que a decisão de interromper as aulas foi tomada com cautela e responsabilidade, visando minimizar os impactos no ensino e garantir o bem-estar da comunidade acadêmica.