A Expoita 2023 – 25ª Exposição Agropecuária de Itapipoca, em uma colaboração inédita com a Prefeitura de Itapipoca e empresas parceiras, solidificou sua posição como um exemplo tangível da eficácia do Programa Ceará Sem Fome ao arrecadar mais de 40 toneladas de alimentos não perecíveis. Essa ação carrega o espírito de solidariedade e o compromisso de apoiar as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade na região.
A abertura da Expoita ocorreu na noite de domingo, 28 de agosto, e a resposta calorosa da comunidade não poderia ter sido mais significativa. A primeira-dama do Estado, Lia Mendes, destacou o compromisso da sociedade civil, do empresariado e de todos os envolvidos nesse esforço conjunto. “Estamos muito felizes com esse resultado. São mais de 40 toneladas já arrecadadas na exposição. Estamos muito otimistas que arrecadaremos muito mais. Isso mostra a força da sociedade civil, do empresariado e todos os envolvidos. São pessoas solidárias a quem mais precisa. Aqui já agradeço a todos e a todas que contribuíram até agora”, ressaltou Mendes.
A primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros, expressou sua gratidão pela forma como a cidade abraçou a causa. Durante o evento, ela compartilhou a trajetória desde o momento em que ela e o prefeito Felipe Pinheiro propuseram a Expoita como parte do Programa Ceará Sem Fome. “Para a nossa satisfação, alegria e gratidão, Itapipoca abraçou a causa para além das nossas expectativas. Começamos a Expoita batendo todos os recordes do Ceará Sem Fome no Estado”, declarou Medeiros, emocionando o público presente.
O prefeito Felipe Pinheiro também discursou sobre a iniciativa, ressaltando o papel crucial da Expoita na arrecadação do programa estadual de combate à fome. Ele mencionou a trajetória do Brasil em relação à segurança alimentar, afirmando: “Para além da exposição, estamos fazendo também a exposição da solidariedade. Agora, o governador Elmano criou o programa Ceará Sem Fome e nós vamos fazer a maior arrecadação do programa em Itapipoca.”
Até o dia 3 de setembro, o Parque de Exposição estará de portas abertas para todos que desejam contribuir. Cada visitante poderá doar um quilo de alimento não perecível, sendo importante ressaltar que a doação é voluntária e a entrada permanece gratuita. Essa ação não apenas fortalece os laços entre a comunidade local e as autoridades, mas também reflete a união de esforços em direção a um Ceará Sem Fome.