O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) realiza a sua 9ª edição de 07 a 23 de julho, em praças e espaços públicos de sete cidades do Ceará: Fortaleza, Aracati (em Canoa Quebrada), São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Itapipoca e Sobral. A programação é gratuita e livre para todas as idades.
Com mais de 80 atividades, o festival contará com apresentações de performances, números e espetáculos 100% acessíveis, com tradução em Libras e Audiodescrição, além de cortejos, oficinas, aulas-espetáculo, encontros e seminários. O evento terá a participação de grupos de quatro países: Brasil, Argentina, Espanha e Venezuela.
O festival segue com programação em Itapipoca, nos dias 19 e 20 de julho (quarta e quinta-feira). Será a partir das 20h, na Praça Perillo Teixeira (Praça da Igreja Matriz). Entre as atrações, “Handstand”, de Héctor Carrozzo (Argentina); “A rua é nós!”, da Cia Ikannús (Itapipoca); “A arte de não fazer nada”, do Coletivo Paralelo (Maracanaú); e “Malabares sobre monociclo”, de Reginho Show (Fortaleza).
Do Brasil, artistas de diversas regiões estarão presentes, incluindo representantes do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Os cearenses terão a oportunidade de mostrar sua arte no picadeiro do festival, com artistas de várias cidades do estado, como Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Russas, Juazeiro do Norte, Quixeré, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Itapipoca, Taíba (São Gonçalo do Amarante), Canoa Quebrada (Aracati) e Sobral.
O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral, e com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos: Enel.
O festival terá início em Fortaleza, de 07 a 09 de julho, com diversas atrações, incluindo espetáculos da Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco), Fanfarria Ambulante (Argentina), Cia FloTTant (Venezuela), Ana Luiza Bellacosta (Distrito Federal) e Gabriela Rojas (Fortaleza). Em seguida, seguirá para Canoa Quebrada, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Itapipoca e encerrará em Sobral.
Além das apresentações, o festival oferecerá o Programa de Formação Luz no Picadeiro.