O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologou na sexta-feira (28) a demarcação da terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, localizada no distrito de Marinheiros, em Itapipoca. A área de 3.511,4 hectares abriga quatro aldeias, que somam cerca de 150 famílias: São José, Buriti de Baixo, Buriti do Meio e Munguba. A demarcação da terra visa proteger essas comunidades de invasões e ocupações por não-indígenas.
O povo Tremembé solicitou a demarcação em 2003, e apenas em 2018 houve o processo de delimitação física pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Agora, 20 anos depois do início da solicitação, o Governo Federal fez o reconhecimento. A próxima etapa será o registro da terra Indígena em cartório de imóveis da comarca de Itapipoca e na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Além da região de Tremembé da Barra do Mundaú, outras oito regiões em diferentes estados do país foram demarcadas. A ação do Governo Federal busca garantir o direito dos povos originários às suas terras tradicionais, reconhecendo a importância da preservação da cultura e tradições dessas comunidades.