A Prefeitura de Itapipoca, no Ceará, tomou uma medida importante para a segurança pública ao encaminhar para internamento psiquiátrico um homem que quebrou caixas eletrônicos de uma agência bancária no Centro da cidade na última segunda-feira (17). A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (18) e contou com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
O homem, que é morador de rua e possui transtorno mental, foi localizado pelas equipes do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Ele foi colocado em uma ambulância e levado para o CAPS, onde recebeu banho e procedimentos de higiene.
Segundo a prefeitura, o homem já havia praticado vários episódios de quebradeiras e depredação de locais e estabelecimentos comerciais no município, além de praticar atos obscenos em praças públicas e outros locais de grande movimento no Centro da cidade. Com o encaminhamento para internamento em uma unidade de psiquiatria em Fortaleza, a prefeitura espera garantir a segurança da população e proporcionar o tratamento adequado ao homem em questão.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) são importantes instrumentos da política pública de assistência social, oferecendo serviços de proteção social a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Já o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é responsável pelo atendimento a pessoas com transtornos mentais, oferecendo assistência e tratamento adequado para que possam ter uma vida digna e saudável. A ação da prefeitura de Itapipoca demonstra o compromisso com a segurança e a saúde da população.