Nesta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou a aula inaugural do XXII Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio, em Itapipoca.
O Curso conta com uma turma composta por 51 (cinquenta e um alunos), dentre os quais, Bombeiros Militares de cinco unidades da Federação (CE, GO, TO, PI e DF), Policiais Militares, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Itapipoca – AMTI, SAMU e psicólogos.
Os concludentes do Curso receberão um certificado de Conclusão emitido pelo Ministério Público, através do Programa Vidas Preservadas.
O Curso também será certificado pela Federação Internacional de Psicologia da Emergência – FIPE.
As aulas do Curso iniciam nesta segunda (28) e se encerram na sexta (01 de abril).
Os dois primeiros dias serão de aulas teóricas realizadas do auditório da Faculdade Uninta de Itapipoca, com a participação dos alunos do curso de psicologia. A Universidade também transmite o evento em seu canal do YouTube.
De acordo com TC BM Edir Paixão, o XXII CATS se diferencia dos demais por ser o primeiro obter uma certificação Internacional.
O TC BM Mardens Vasconcelos ressalta a importância do curso para os profissionais de segurança, os quais podem aplicar os conhecimentos adquiridos tanto em seu ambiente de trabalho quanto em sua vida particular.
Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS)
FIPE-IFPE certifica internacionalmente o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio. Em 2022, o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio CATS/CBMCE chega a sua vigésima segunda edição a acontecer na cidade de Itapipoca, estado do Ceará, também conhecida como cidade dos 03 climas (praia, sertão e serra), como uma novidade, além de certificar os alunos em nível nacional em parceria com o Programa Vidas Preservadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará, terá a certificação internacional da Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE), tornando-se o primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro com um curso específico na área de prevenção e intervenção em suicídio com reconhecimento no cenário mundial, respaldado pela supracitada federação.