Educadores que atuam no ensino da dança, professores da rede pública e público infanto-juvenil de Itapipoca podem participar de oficinas do projeto Dança Ceará Criança, que acontecem de 21 a 23 de março de forma online. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.dancacearacrianca.com.br.
São 03 atividades: Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança (domingo, dia 21, às 14h), Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística (segunda-feira, 22, às 14h) e duas Vivências de Dança com crianças (terça-feira, dia 23, umaàs 9h e outra às 14h).
O ciclo de oficinas do Dança Ceará Criança teve início com participantes de Paracuru (17 a 19 de março) e depois de Itapipoca será voltado para as cidades de Aratuba (25 e 26 de março), Maracanaú (03 e 04 de abril), Pacatuba (01 e 02 de abril) e Fortaleza (16 a 18 de abril).
AS OFICINAS
A Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança é voltada para profissionais que atuam no ensino de dança e que desejam pensar e desenvolver propostas pedagógicas voltadas para a faixa etária da infância à adolescência.
A Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística destina-se a profissionais da rede pública de ensino, objetivando a sensibilização do movimento e de poéticas pedagógicas para o trabalho de preparação à fruição artística, que poderá ser desenvolvido por eles em sala de aula com seus alunos.
As Vivências de Dança com Crianças são ações realizadas com orientação de profissionais especializados em propostas pedagógicas em dança para o público infanto-juvenil, articulando uma rede de atores do trabalho sócio-pedagógico direcionado ao público infantil e seus familiares (Escolas de ensino fundamental, Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Associações comunitárias, etc.).
As facilitadoras dos encontros são a bailarina e professora de dança Rosa Primo e a doutoranda em Dança Denise Parra. Rosa Primo é bailarina, professora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança na Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq). Em 2018 estreou dois solos, dentre eles o infantil Iracema. Denise Parra é professora e artista da dança. Docente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança (ICA/UFC), Mestre em Performance Artística em Dança (Lisboa/PT). Coordena o projeto Improvisa e a Residência Pedagógica dos cursos de Dança da UFC.
DANÇA CEARÁ CRIANÇA
Dança Ceará Criança é um projeto de formação, criação, difusão e acessibilidade com foco formativo, com seminário, oficinas e exibição online de vários espetáculos filmados, selecionados especialmente para este projeto, que teve início no dia 16 de março e segue com programação até o dia 18 de abril.
O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, com realização da Proarte. Parceiros: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Pedagogia, Licenciatura e Bacharelado em Dança – UFC, Vila das Artes – equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Escola de Dança de Paracuru, Prefeitura Municipal de Paracuru, Ponto de Cultura Galpão da Cena, Prefeitura de Itapipoca, Secretaria de Cultura de Itapipoca, Sobrado da Abolição, Instituto Eduardo Campos, Prefeitura Municipal de Pacatuba e Instituto Antônio Justa.
SERVIÇO
Dança Ceará Criança – Oficinas para participantes de Itapipoca, de 21 a 23 de março de 2021, com inscrições gratuitas no site www.dancacearacrianca.com.br ou no instagram @dancacearacrianca. Contato: dancacearacrianca@gmail.com.