O vulcão Shiveluch, localizado na costa leste da Rússia, entrou em erupção na manhã deste domingo (18), após um forte terremoto de magnitude 7,0 ter atingido o Pacífico no sábado. O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 100 quilômetros da capital regional, Petropavlovsk-Kamchatsky, na Península de Kamchatka.
O Shiveluch, um dos maiores e mais ativos vulcões da Rússia, expeliu enormes nuvens de cinzas na atmosfera, atingindo uma altura de 8 quilômetros. De acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Filial do Extremo Oriente da Academia da Rússia de Ciências, citado pela agência russa TASS, seguiram-se jatos de lava, aumentando o risco de novas erupções.
“De acordo com avaliações visuais, a coluna de cinzas está subindo até 8 km acima do nível do mar”, informaram as autoridades locais. Em razão da erupção, a circulação de aviões na região foi colocada em alerta, devido ao perigo representado pelas partículas de cinza na atmosfera.
O Shiveluch, com uma altura de 3.283 metros, está situado na junção dos arcos das ilhas Kuril-Kamchatka e Aleutas, a aproximadamente 50 km da vila de Klyuchi, no distrito de Ust-Kamchatsky, e a cerca de 450 km da capital regional, Petropavlovsk-Kamchatsky.
Na noite de sábado, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey) informou que um terremoto de magnitude 7,0 havia ocorrido a cerca de 29 km abaixo da superfície do Oceano Pacífico, na zona leste da Rússia. O epicentro foi localizado a 100 km a leste da cidade costeira de Petropavlovsk-Kamchatsky, onde vivem mais de 181 mil pessoas.
Até o momento, não houve relatos de danos ou feridos devido ao violento tremor de terra. No entanto, os serviços de emergência locais relataram que “os edifícios estão agora sendo examinados quanto a possíveis danos, com atenção especial às instalações sociais”.
O forte abalo sísmico desencadeou a atividade vulcânica do Shiveluch, que está localizado em uma região cercada por vulcões. A Península de Kamchatka faz parte do “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área sismicamente ativa conhecida por terremotos frequentes e que abriga mais de duas dúzias de vulcões ativos, incluindo o Shiveluch.
A cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, situada do lado oposto de uma baía onde está instalada uma importante base submarina russa, ficou em alerta devido à possibilidade de novos tremores. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, em Honolulu, chegou a emitir um alerta de tsunami, que foi suspenso mais tarde.
As autoridades continuam monitorando a situação, enquanto as equipes de emergência estão em alerta máximo para responder a qualquer novo evento sísmico ou vulcânico na região.