A cidade chinesa de Chengdu foi palco de um espetáculo celeste incomum no último domingo (18), quando diversos sóis foram avistados no céu. Os registros, que rapidamente viralizaram nas redes sociais, principalmente no X, deixaram muitos intrigados com o fenômeno.
Vídeos capturados por diversos ângulos mostram os múltiplos sóis alinhados, criando uma imagem surreal. A duração do evento foi estimada em cerca de dois minutos.
De acordo com especialistas do jornal chinês Dimsum Daily, a explicação para esse fenômeno está na óptica. Zeng Yang, vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, esclareceu que se trata de uma ilusão de ótica causada pela refração e reflexão da luz em camadas de vidro.
“Cada camada de vidro atua como um espelho, criando uma imagem virtual do Sol. Assim, a quantidade de sóis visíveis pode variar dependendo do ângulo de visão e da quantidade de camadas de vidro”, explicou Yang.
O relatório da instituição destaca ainda que os sóis “eretos e visivelmente mais escuros” observados nos vídeos são uma característica típica dos processos de reflexão e refração da luz.