O ex-jogador de futebol chileno Jorge Valdivia, de 41 anos, foi detido na manhã desta terça-feira (22) após uma denúncia de crime sexual, de acordo com informações divulgadas pelos promotores. Valdivia, que disputou duas Copas do Mundo pela seleção chilena e teve destaque em clubes como o Palmeiras, foi preso nas primeiras horas do dia.
Segundo o Ministério Público, a detenção ocorreu após um mandado de prisão ser expedido durante a madrugada. “Ele está atualmente detido, após um mandado de prisão solicitado pela promotoria, que foi executado às 3h da manhã”, informou o órgão através de um aplicativo de mensagens.
A denúncia foi formalizada na segunda-feira (21), quando a promotoria recebeu um relato relacionado ao suposto crime sexual. Em um comunicado anterior, Valdivia afirmou que nega qualquer tipo de agressão sexual. “Desconheço as motivações para essa ação, mas nego veementemente ter agredido sexualmente qualquer pessoa”, declarou o ex-jogador. Ele ainda acrescentou que o relacionamento foi consensual e que estaria à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.
Além de sua passagem pelo Palmeiras, Jorge Valdivia teve uma carreira internacional atuando por clubes como Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, e Necaxa, do México. Atualmente, ele trabalha como comentarista esportivo no Chile.