O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, anunciou nesta quinta-feira (17) a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, durante uma operação das Forças de Defesa de Israel (IDF) no sul da Faixa de Gaza. Katz descreveu Sinwar como o principal responsável pelos ataques e atrocidades ocorridos em 7 de outubro.
“O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e pelas atrocidades de 7 de outubro, foi morto hoje por soldados da IDF”, afirmou Katz em comunicado oficial.
A confirmação da morte de Sinwar foi feita pelas IDF por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), onde informaram que a operação ocorreu na quarta-feira (16). Durante a ação, que teve como alvo três militantes, as forças israelenses realizaram a identificação do corpo de Sinwar.
“Após completar o processo de identificação do corpo, pode ser confirmado que Yahya Sinwar foi eliminado”, disseram as IDF em sua declaração.
Yahya Sinwar era um dos líderes mais proeminentes do Hamas, grupo que Israel considera responsável por diversos ataques e ações violentas contra civis e militares israelenses.