O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em pronunciamento nesta sexta-feira, levantou preocupações sobre a iminência de um ataque do Irã contra Israel e enfatizou o compromisso inabalável dos EUA em defender o Estado judeu. Biden, ao ser questionado por repórteres sobre sua mensagem ao governo iraniano, respondeu sucintamente: “Não façam”.
Durante sua fala na Casa Branca, após participar de uma conferência de direitos civis de forma virtual, Biden destacou que os Estados Unidos não divulgarão informações confidenciais, mas expressou sua expectativa de que um ataque ocorra “mais cedo do que mais tarde”.
As tensões na região aumentaram após um ataque contra o complexo da embaixada iraniana em Damasco, na semana passada, resultar na morte de um comandante da Força Quds, da Guarda Revolucionária Iraniana, além de outros seis militares. Israel, embora não tenha reivindicado a autoria do ataque aéreo, tem sido alvo de ameaças por parte do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que afirmou que Israel “precisa ser punido e será”.
Diante do cenário de crescente tensão, países como Índia, França, Polônia, Rússia e Alemanha emitiram alertas aos seus cidadãos para não viajarem para a região, que já enfrenta conflitos decorrentes da guerra na Faixa de Gaza, em seu sétimo mês.