Nesta terça-feira (15), a Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar o Peru, às 21h45, no início do returno das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O técnico Dorival Júnior promove três mudanças na equipe titular: os meias Bruno Guimarães e Gerson, além do lateral Vanderson, começarão jogando. Marquinhos será o capitão da equipe. A partida terá transmissão do Grupo Globo.
O Brasil, que ocupa a quarta posição na tabela, com 13 pontos, busca manter a boa fase após vencer o Chile por 2 a 1, de virada, na última quinta-feira (10), em Santiago. Os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique marcaram os gols da vitória. Sobre a preparação do time, Dorival Júnior destacou a importância de crescimento constante: “Espero um rendimento satisfatório da equipe, melhorando a cada momento. O objetivo nesse instante é buscar o resultado, respeitando nosso adversário, que também está em processo de recuperação, tentando ajustes, talvez os mesmos que estamos buscando nessa fase da competição”, afirmou o treinador.
Histórico favorável contra o Peru
A Seleção Brasileira tem um retrospecto positivo contra o Peru. Nos últimos cinco confrontos entre as equipes, o Brasil venceu todos. Ao longo da história, as seleções se enfrentaram 51 vezes, com 37 vitórias brasileiras, cinco peruanas e nove empates. O Brasil marcou 110 gols, enquanto o Peru balançou as redes 33 vezes. A expectativa é que o Brasil mantenha esse bom desempenho nas Eliminatórias.
Carinho dos torcedores
A chegada da Seleção Brasileira a Brasília foi marcada pelo apoio dos torcedores. Nos dois primeiros treinos no Gama, os jogadores foram recebidos com entusiasmo por uma multidão. No final do treino de domingo (13), centenas de fãs aguardavam os atletas na saída do estádio. Raphinha, Endrick e Bruno Guimarães foram os mais assediados, distribuindo autógrafos e tirando fotos com os torcedores. No sábado, a Seleção também atraiu grande público ao Bezerrão.
Gramado renovado para o confronto
O Estádio Nacional Mané Garrincha recebeu um gramado novo para o duelo desta terça-feira. Esta é a primeira vez que o gramado foi trocado desde a reinauguração do estádio, em 2013. Considerado um dos estádios mais modernos do país, o Mané Garrincha já sediou eventos importantes, como a Copa das Confederações de 2013 e sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Com capacidade para mais de 72 mil pessoas, o estádio foi palco de grandes competições e, mais recentemente, das Supercopas do Brasil de 2020, 2021 e 2023.
Brasília em clima de festa
Diversos monumentos em Brasília foram iluminados de verde e amarelo para receber a Seleção Brasileira. Entre os pontos mais emblemáticos, estão o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, o Museu Nacional da República, que promove artes visuais para todos os públicos, e a Torre de TV de Brasília, que é a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura. A cidade está no clima de festa, pronta para receber mais um grande jogo da Amarelinha.