O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, faleceu em São Paulo nesta terça-feira, após não resistir a complicações decorrentes de um mal súbito sofrido durante a partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. O jogador, de 27 anos, caiu no gramado aos 39 minutos do segundo tempo na última quinta-feira, no Morumbi. Ele foi rapidamente atendido e levado ao Hospital Albert Einstein, onde sua morte foi confirmada.
Inicialmente, Izquierdo foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca. No sábado, o hospital comunicou que o atleta havia sofrido uma parada cardíaca enquanto era transportado na ambulância, precisando ser ressuscitado. No domingo, os médicos informaram sobre uma “progressão do comprometimento cerebral” e um “aumento da pressão intracraniana”, que agravaram ainda mais o estado do jogador. Desde então, ele permaneceu sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica. Na noite de segunda-feira, um boletim indicou que Izquierdo apresentava um “quadro neurológico crítico”, que culminou em sua morte na terça-feira.
Juan Izquierdo havia sido diagnosticado com arritmia há dez anos, quando fazia parte do elenco do Cerro, do Uruguai. A informação foi revelada pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, que destacou que o jogador havia sido informado da condição após um eletrocardiograma realizado na época, quando tinha apenas 17 anos.
A família de Izquierdo viajou ao Brasil para acompanhar o tratamento do jogador. Seus pais, Nelson e Sandra, além de sua esposa Selena, com quem tinha uma filha de dois anos e meio e um filho recém-nascido, estavam em São Paulo acompanhados por membros da delegação do Nacional, além de alguns jogadores do elenco. Nesta terça-feira, os atletas Calleri, Rafinha e Michel Araujo, do São Paulo, visitaram o hospital em solidariedade à família e ao clube uruguaio.
Em respeito à trágica morte de Izquierdo, o Campeonato Uruguaio foi interrompido, sem previsão para retomada das partidas.
Quem é Juan Izquierdo?
Juan Izquierdo começou sua carreira no Cerro, do Uruguai, e passou pelo Montevideo Wanderers antes de se transferir para o Atlético San Luis, do México. De volta ao Uruguai, defendeu novamente o Wanderers, além do Nacional e do Liverpool, antes de retornar ao Nacional em 2024. Ele havia disputado 25 partidas na temporada pelo gigante uruguaio.