A Seleção Brasileira entra em campo nesta segunda-feira (24), às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles, para dar o pontapé inicial na busca pelo décimo título da Copa América. O primeiro adversário será a Costa Rica, em um confronto que marca a estreia da equipe comandada por Dorival Júnior em competições oficiais.
A edição de 2024 da Copa América é a maior da história do torneio, reunindo 16 seleções (10 da Conmebol e 6 da Concacaf). Para Dorival, a missão é clara: além de conquistar o título continental, garantir a classificação para a Copa do Mundo de 2026.
“O que queremos é proporcionar ao nosso público prazer e alegria. Que dentro de campo a equipe demonstre o máximo esforço para resgatar a alegria do nosso povo. Não se trata de algo individual, mas de um trabalho coletivo para que possamos voltar a disputar finais de Copa América e Copa do Mundo. Esse é o objetivo que traçamos desde o início de 2024”, afirmou Dorival em entrevista coletiva pré-jogo.
Preparação e retrospecto positivo
A Seleção Brasileira se prepara para a disputa da Copa América desde o dia 30 de maio. Nesse período, além de treinos intensos, a equipe realizou dois amistosos: venceu o México por 3 a 2 e empatou com os Estados Unidos por 1 a 1.
Com nove títulos conquistados, o Brasil é o maior vencedor da Copa América no século XXI, tendo erguido o troféu em cinco das últimas dez edições (1997, 1999, 2004, 2007 e 2019). O último título veio em 2019, com vitória por 3 a 1 sobre o Peru, no Maracanã.
“Sempre sonhei em jogar a Copa América. Essa será a minha primeira vez, apesar de já ter feito parte da Seleção na última Copa do Mundo. Quero dar o meu máximo, jogar com tudo e, se Deus quiser, sair vitorioso”, disse o volante Bruno Guimarães.
SoFi Stadium: palco imponente para a estreia
O SoFi Stadium, localizado em Inglewood, subúrbio de Los Angeles, será o palco do confronto entre Brasil e Costa Rica. Inaugurado em 2020, o estádio tem capacidade para até 70 mil torcedores e é casa das franquias da NFL Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers. O custo de construção do SoFi Stadium girou em torno de R$ 30 bilhões.
“O estádio é imponente e oferece uma ótima experiência, mas para nós, brasileiros, a verdadeira emoção está em jogar no Maracanã lotado. Vamos manter o foco no jogo”, ressaltou o capitão Danilo.
Histórico favorável contra a Costa Rica
O confronto entre Brasil e Costa Rica será o 12º na história das seleções. Em 11 partidas, a Seleção Brasileira saiu vitoriosa em 10 oportunidades, com um aproveitamento de cerca de 91%. Foram marcados 34 gols e sofridos apenas nove.
O último encontro entre as equipes aconteceu na Copa do Mundo de 2018, com vitória brasileira por 2 a 0 na segunda rodada da fase de grupos, com gols de Philippe Coutinho e Neymar.
Pela Copa América, o Brasil também leva vantagem. O primeiro duelo ocorreu em 13 de junho de 1997, com vitória por 5 a 0, com gols de Ronaldo (2), Romário, Djalminha e Ronald González (contra). Já em 11 de julho de 2004, a Seleção Brasileira goleou por 4 a 1, com hat-trick de Adriano e um tento de Juan.
“A Costa Rica tem uma defesa sólida, transição rápida e jogadores velozes. Não existe jogo fácil. Estamos preparados, mas será uma partida muito difícil”, alertou o lateral Danilo.
A Seleção Brasileira está pronta para iniciar sua caminhada em busca do décimo título da Copa América. Com um retrospecto favorável contra a Costa Rica e a confiança em alta, a equipe comandada por Dorival Júnior busca estrear com o pé direito e dar o primeiro passo rumo à glória continental.