Em decisão unânime tomada nesta terça-feira (12), o Sport Club de Recife recebeu punições significativas da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em resposta ao ataque perpetrado por torcedores rubro-negros ao ônibus da delegação do Fortaleza, ocorrido em 22 de fevereiro. O incidente deixou seis jogadores do clube cearense hospitalizados, incluindo Gonzalo Escobar, com traumatismo craniano.
O clube pernambucano foi sentenciado a disputar oito partidas com portões fechados como visitante, além de ter a carga de ingressos a que tem direito diminuída durante esse período. Ademais, foi estipulada uma multa de R$ 80 mil, conforme o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O relator do processo, o auditor Diogo Maia, enfatizou a gravidade do incidente, considerando a extensa história de condenações recebidas pelo Sport no STJD, totalizando 11 punições no artigo 213 do CBJD.
A decisão proferida pelo STJD hoje reflete a necessidade de atuação preventiva e punitiva diante de incidentes dessa natureza. O presidente do STJD, José Perdiz, já havia determinado, em decisão liminar emitida em 24 de fevereiro, que o Sport disputasse jogos como visitante sem a presença de sua torcida, até o julgamento final da denúncia ocorrido nesta terça-feira. O clube ainda tem a possibilidade de recorrer ao Pleno do STJD.