A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes com nota máxima, ou nota mil, na redação. Destes, apenas um estudante é oriundo de uma escola pública, localizada em Minas Gerais. Os demais estudantes com o desempenho máximo na redação são provenientes de escolas de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), data em que os resultados do exame foram divulgados, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a criação de um prêmio para reconhecer os resultados da educação básica no Brasil, incluindo o desempenho no Enem.
“Lembrando que, este ano, o presidente vai lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da educação básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem”, afirmou o ministro. Ele ressaltou que, em breve, serão anunciadas categorias específicas para premiar municípios, estados, redes de ensino e escolas que demonstraram esforços significativos na melhoria da qualidade da educação. “É uma forma de reconhecer, de dar transparência mais ainda aos resultados e de reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, completou.
Média da redação aumenta em 2024
De acordo com Camilo Santana, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos, representando um aumento de 15 pontos em relação à edição anterior, cuja média foi de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro, destacando a melhoria geral no desempenho dos participantes.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado para ingresso em universidades públicas e privadas, além de possibilitar o acesso a programas de financiamento e bolsas de estudo, como o Fies e o ProUni.