Os estudantes brasileiros que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 finalmente terão acesso aos resultados das provas nesta segunda-feira (13). As avaliações foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão as notas a partir das 10h (horário de Brasília), seguidas por uma coletiva de imprensa que trará informações detalhadas sobre o desempenho geral dos candidatos.
Sisu: oportunidade de ingresso no ensino superior
As notas do Enem poderão ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições estarão abertas de 17 a 21 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial do Sisu. Segundo o edital do MEC, o processo seletivo contará com uma única etapa, na qual os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Para participar do Sisu, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio, participado do Enem 2024 e não tenha obtido nota zero na redação.
Outras oportunidades: Fies e Prouni
Além do Sisu, os resultados do Enem são essenciais para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Fies, que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas, disponibilizará 112 mil vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Já o Prouni possibilita o acesso a bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares. Para se inscrever, o candidato deve alcançar, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem e não zerar a redação.
Atenção aos prazos e requisitos
Os interessados em utilizar as notas do Enem 2024 para ingressar no ensino superior devem ficar atentos aos prazos e critérios de cada programa.