Os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgados nesta quarta-feira (4), expõem um cenário preocupante para a educação brasileira. Mais da metade dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental no Brasil não alcança sequer o nível básico de conhecimento em matemática, enquanto mais de um terço enfrenta dificuldades semelhantes em ciências. No outro extremo, apenas 1% dos estudantes atinge o nível máximo de proficiência em ambas as áreas.
Desempenho alarmante
O levantamento revelou que 51% dos alunos do 4º ano ficaram abaixo do nível mais baixo em matemática, um percentual que aumenta para 62% no 8º ano. Em ciências, 39% dos estudantes do 4º ano e 42% do 8º ano não atingiram o nível considerado básico. Comparativamente, a média internacional de estudantes abaixo do nível mais baixo é de 9% no 4º ano e 19% no 8º ano em matemática; em ciências, 10% e 20%, respectivamente.
Esses resultados mostram que a maioria dos estudantes brasileiros no 4º ano não consegue resolver questões simples, como somar números inteiros, ou identificar que plantas necessitam de luz para sobreviver.
Pontuações e comparações globais
As provas do Timss são divididas em quatro níveis: baixo (400 pontos), intermediário (475), alto (550) e avançado (625). O Brasil obteve 400 pontos em matemática e 425 em ciências no 4º ano, e 378 e 420 pontos, respectivamente, no 8º ano. Ambos os resultados estão significativamente abaixo das médias internacionais, que foram 503 e 494 pontos no 4º ano, e 478 pontos em ambas as disciplinas no 8º ano.
Em termos de classificação, o Brasil ocupou a 55ª posição em matemática e 51ª em ciências entre os 58 países participantes no 4º ano. No 8º ano, ficou em 41º em matemática e 33º em ciências entre 42 países. Apesar do desempenho geral, o Brasil superou países como o Marrocos, mas ficou atrás de nações como Chile, Espanha e Coreia do Sul.
Metodologia e participação
Essa foi a primeira vez que o Brasil participou do Timss, que avalia estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental em 72 países. As provas, aplicadas entre agosto e setembro de 2023, foram realizadas de forma eletrônica e envolveram 44.900 estudantes brasileiros. O estudo também incluiu a participação de mais de 1.800 professores, que responderam a questionários sobre o ensino de matemática e ciências.
Desafios e perspectivas
Os resultados reforçam a necessidade de investimentos urgentes na educação básica no Brasil, especialmente em ciências e matemática. A baixa proficiência nas duas áreas limita não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também as oportunidades futuras dos estudantes em um mundo cada vez mais tecnológico e competitivo.
O Timss, conduzido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), é aplicado a cada quatro anos desde 1995.