Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, termina o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que faltaram ao primeiro ou ao segundo dia de provas solicitarem a reaplicação. O pedido, que deve ser feito até 23h59, é destinado apenas a candidatos que enfrentaram problemas logísticos durante o exame ou que estavam infectados por doenças especificadas no edital do Inep na semana anterior aos dias de prova, 3 e 10 de novembro.
O pedido deve ser realizado na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas de reaplicação estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro, e só serão autorizadas para candidatos com pedidos aprovados pelo Inep.
Critérios para Reaplicação
Conforme o edital, os participantes que não compareceram devido a problemas de saúde específicos, como covid-19, tuberculose, varíola e outras doenças contagiosas, podem solicitar a reaplicação. Além disso, problemas logísticos como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, ou erros na aplicação que afetaram a realização da prova também estão entre os motivos válidos para a reaplicação.
Situações que não se enquadram no edital, como ausências não justificadas ou problemas de saúde sem comprovação, não garantem nova oportunidade. Candidatos que faltaram a qualquer domingo do exame sem motivos listados no edital serão considerados ausentes e, caso tenham feito parte do exame, as notas servem apenas para autoavaliação.
Processo de Solicitação
Para solicitar a reaplicação, o candidato deve enviar documentos que comprovem o motivo da ausência. Em casos de saúde, é necessário um laudo médico que descreva a condição, incluindo o diagnóstico com código CID 10 e a assinatura de um profissional da saúde registrado. O documento deve ser enviado em PDF, PNG ou JPG com até 2 MB.
Após o envio, o Inep avaliará cada pedido, mas ainda não há data definida para divulgação dos resultados das solicitações. Os candidatos poderão acompanhar o status na Página do Participante.
Como Será a Reaplicação
A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em formato semelhante ao exame regular. No primeiro dia, os participantes responderão questões de redação, linguagens e ciências humanas; no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. As questões e o tema de redação serão diferentes dos aplicados originalmente para garantir condições justas entre os candidatos.
No entanto, alguns recursos de acessibilidade, como videoprova em Libras e leitor de tela, não estarão disponíveis na reaplicação, embora tradutores e auxílio para leitura estejam garantidos.
Divulgação de Resultados
Os candidatos poderão acessar os resultados do Enem 2024, tanto da aplicação regular quanto da reaplicação, a partir do dia 13 de janeiro de 2025, na Página do Participante.