A partir desta segunda-feira, 22 de janeiro, tem início o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem como objetivo selecionar estudantes para as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior. O processo, que se estende até a próxima quinta-feira, 25 de janeiro, possibilita a participação de todos os estudantes que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota superior a zero na prova de redação e não se declararam como treineiros durante a inscrição.
A inscrição, que é gratuita, deve ser realizada exclusivamente pela internet. O sistema eletrônico, sob responsabilidade do Ministério da Educação, utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas, considerando curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos e seus perfis socioeconômicos.
É importante destacar que as vagas são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas e também levam em consideração políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades. Isso inclui vagas reservadas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atende ao perfil indicado pela instituição.
A divulgação dos resultados da primeira chamada do Sisu está prevista para o dia 30 de janeiro de 2024, sendo que as matrículas para os aprovados acontecerão no período de 1º a 7 de fevereiro. Durante esse intervalo, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, os estudantes não selecionados terão a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera.