Os trabalhadores brasileiros agora podem utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O aplicativo substitui o Sine Fácil, que foi descontinuado, reunindo em uma única plataforma os serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o Ministério, a nova funcionalidade facilita a intermediação de mão de obra ao centralizar as informações em um único aplicativo, agilizando a comunicação entre empregadores e empregados. Toda vez que surgir uma oportunidade de emprego compatível com o perfil do trabalhador, ele receberá uma notificação no aplicativo.
Como acessar as vagas?
Para utilizar o serviço, é necessário que o trabalhador atualize suas informações pessoais e objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O app está disponível gratuitamente nas lojas virtuais para dispositivos Android e iOS.
O cadastro ou atualização dos dados pode ser feito acessando o ícone “maleta”, localizado na barra inferior da tela, ou a aba “emprego”, no menu de opções. Após a atualização, o trabalhador pode verificar as oportunidades na seção “vagas de emprego”. O sistema buscará vagas compatíveis com o perfil informado e, caso encontre, basta selecionar a opção desejada e acompanhar os próximos passos em “processos seletivos”.
Popularidade do aplicativo
A Carteira de Trabalho Digital é atualmente o serviço mais utilizado do governo federal, com mais de 724 milhões de acessos registrados em 2024. Desde sua criação, 81 milhões de trabalhadores já baixaram e utilizaram o aplicativo, que exige login único pelo Portal Gov.br.
Além de vagas de emprego, a ferramenta oferece uma série de outros serviços, como:
- Consulta de contratos de trabalho vigentes e vínculos anteriores;
- Solicitação de apoio financeiro, abono salarial e seguro-desemprego;
- Acompanhamento do benefício emergencial;
- Notificações de qualificação profissional;
- Canal para denúncias trabalhistas;
- Consulta de extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Alternativa pelo Portal Emprega Brasil
Para aqueles que preferem acessar os serviços pelo computador, as mesmas funcionalidades da Carteira de Trabalho Digital estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Assim como no aplicativo, é necessário realizar login utilizando o Portal Gov.br.