As ações da Tupperware fecharam a segunda-feira, 16, com uma queda dramática de 57,51%, após a Bloomberg News divulgar que a empresa planeja solicitar falência ainda esta semana. A notícia, que cita fontes próximas aos planos da empresa, evidencia a profunda crise que a Tupperware enfrenta.
Desde o início de 2021, quando suas ações alcançaram o valor de US$ 37,29 impulsionadas por uma alta nas vendas durante a pandemia da covid-19, os papéis da empresa acumulam uma queda impressionante de 96,75%. Na sessão de segunda-feira, as ações foram negociadas na bolsa de valores de Nova Iorque a apenas US$ 0,51.
Entenda a crise
De acordo com a Reuters, a Tupperware está lidando com uma dívida de US$ 700 milhões e está atualmente em negociações com seus credores enquanto se prepara para a falência.
A empresa viu suas vendas despencarem ao longo da última década, apesar de um breve período de recuperação durante a pandemia, quando a demanda por utensílios de cozinha aumentou. Com o fim do isolamento social, as vendas da Tupperware voltaram a cair.
Em 2022, a Tupperware reportou vendas anuais de US$ 1,3 bilhão, metade do montante alcançado uma década antes. A empresa anunciou um prejuízo de US$ 14 milhões. Neil Saunders, da GlobalData, observou que a Tupperware enfrenta uma série de desafios, incluindo uma diminuição no número de vendedores e uma desconexão com os consumidores mais jovens. “A empresa costumava ser uma fonte de inovação com utensílios para resolver problemas, mas perdeu sua vantagem competitiva”, afirmou Saunders à AFP.
A crise da empresa também se refletiu em sua incapacidade de cumprir prazos regulatórios. Em 2023, a Tupperware adiou pela segunda vez o envio de seu relatório 10-K, um documento anual exigido pelos reguladores dos EUA que detalha riscos, desempenho financeiro e outros aspectos cruciais. Em abril de 2024, a empresa foi notificada por ainda não ter apresentado o relatório.
Relembre a história da empresa e da crise
Fundada em 1946 pelo químico estadunidense Earl Tupper, a Tupperware surgiu de uma “inspiração” para criar recipientes com tampas herméticas, visando ajudar as famílias a economizar com o desperdício de alimentos. A marca também se destacou por promover a independência financeira feminina através das populares “reuniões tupperware”, onde mulheres realizavam demonstrações dos produtos.
No Brasil, a Tupperware chegou em 1976 e, em abril de 2023, Paola Kiwi, CEO da operação brasileira e atualmente head da Tupperware na América Latina, afirmou que a operação brasileira era a maior do mundo e ainda estava saudável. Ela destacou que a produção para venda no Brasil era realizada integralmente no país.