Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8) a indicação de dois novos diretores para o Banco Central (BC). Gabriel Galípolo foi indicado para a Diretoria de Política Monetária e Ailton de Aquino Santos para a Diretoria de Fiscalização. Os nomes ainda precisam passar pela aprovação do Senado Federal.
Galípolo é atualmente secretário-executivo do Ministério da Fazenda e foi considerado para a função pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto. Santos é servidor de carreira do banco. A expectativa do ministro é que os novos diretores promovam uma integração entre a política monetária do BC e a política fiscal do governo federal, buscando a convergência da política econômica para oferecer ao país condições de crescer com inflação baixa.
O presidente Lula e o próprio Haddad têm cobrado uma redução da taxa básica de juros, que atualmente está em 13,75%. O ministro também anunciou que a secretaria executiva do Ministério da Fazenda será ocupada por Dario Durigan, uma pessoa de “altíssima qualificação técnica” e em quem Haddad tem “absoluta confiança”. Durigan foi assessor do ministro em 2015 e 2016, quando ele era prefeito de São Paulo, e trabalhou na Casa Civil no governo da presidente Dilma Rousseff. Atualmente, ele era responsável pela área de políticas públicas do Whatsapp – Brasil.