A Receita Federal libera hoje (24) a consulta a restituição do Imposto de Renda ao contribuinte que entregou a Declaração de Pessoa Física no início do prazo. O contribuinte saberá se vai receber o dinheiro do Fisco ainda este mês. No mesmo horário, será liberada a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.
Este será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes. Ao todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, R$ 5.5.48.337.897,41 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e 79 anos, 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença e 8.91.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Os outros lotes serão destinados a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios até 28 de fevereiro deste ano.
O pagamento será feito em 31 de maio. Para fazer a consulta, basta acessar a página da Receita Federal na internet. Em seguida, clicar no campo “Meu Imposto de Renda”, e após em “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta permite a verificação de eventuais pendências que impedem o pagamento da restituição como inclusão na malha fina. Caso haja uma ou mais inconsistências encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Calendário
O prazo de entrega da Declaração do Imposte de Renda Pessoa Física estava inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, prazo esse que passou para 31 de maio por conta da segunda onda da pandemia da Covid-19. Mesmo com o adiamento, o calendário original foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre os meses de maio e setembro, seguindo sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, no caso de uma conta informada estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).