Um sargento da Polícia Militar identificado como Geilson Pereira Lima foi assassinado por dois homens na tarde desta quinta-feira (9) em um frigorífico na cidade de Icó, localizada no Interior do Ceará. Segundo informações do tenente-coronel Fábio Erick Batista Braga, da Companhia Independente de Icó, o agente de 50 anos estava afastado de suas funções por motivos de saúde.
O crime ocorreu quando os suspeitos adentraram o estabelecimento e efetuaram disparos contra Geilson. Até o momento, ninguém foi preso, porém, as autoridades estão empenhadas em identificar os responsáveis pela ação criminosa na região. “Estamos em diligências por toda a região com equipes do Cotar/Bepi (Iguatu e Ipaumirim), Raio (Icó e Iguatu) e POG/Icó”, afirmou Braga.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o policial militar tinha antecedentes por três crimes de ameaça e estava em situação funcional como ‘agregado’, conforme estabelecido pelo Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará. Geilson foi afastado temporariamente por ter ultrapassado um ano contínuo de licença para tratamento de saúde própria.
Além disso, o sargento já havia sido afastado em agosto de 2023, após decisão da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), que abriu procedimento disciplinar contra ele. A CGD confirmou que o processo administrativo está em fase de instrução processual. Na esfera criminal, o processo é de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Geilson Lima ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública e Cidadania em Icó no ano de 2021, e foi candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL) nas Eleições de 2022, além de ter sido pré-candidato a vereador em 2024. O deputado Alcides Fernandes (PL) homenageou Geilson durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (9).
A ocorrência continua em andamento, e as investigações serão conduzidas pela Delegacia Regional de Icó, conforme informou a SSPDS.