Um pescador de 22 anos, identificado como José Daniel da Souza Silva, desapareceu no mar próximo à praia de Moitas, em Amontada, litoral oeste do Ceará. Ele estava em uma embarcação pequena com outros três pescadores quando desapareceu na manhã de quarta-feira (10), durante um trajeto rápido entre Moitas e a praia de Tijuca/Almofala.
De acordo com relatos da família, os outros pescadores perceberam a ausência de José Daniel quando chegaram em Moitas, depois de um breve cochilo. A família informou que ele era iniciante na pesca, não tinha experiência no mar e sabia nadar pouco.
A Marinha do Brasil iniciou as buscas pelo pescador ainda na tarde de quarta-feira. Em nota, o órgão informou que José Daniel teria caído no mar próximo à praia de Patos, no distrito de Almofala, em Itarema. Foi emitido um “aviso aos navegantes” e feito contato com a comunidade marítima para ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar as embarcações que navegam em áreas próximas para apoiar nas buscas.
O Corpo de Bombeiros do Ceará foi acionado pela Capitania dos Portos de Camocim para prestar assistência à ocorrência apenas na manhã desta quinta-feira (11), por volta de 7h30. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionada para atuar nas buscas. Segundo os socorristas, José Daniel estava a cerca de um quilômetro de distância da costa quando desapareceu.
A família está apreensiva e aguarda notícias do desaparecido. As buscas pelo pescador continuam na região, coordenadas pela Marinha do Brasil.