Nesta segunda-feira (2), o governador Elmano de Freitas assinou um Projeto de Lei Complementar que institui o Programa Moto Segura Ceará. A proposta, que será enviada à Assembleia Legislativa para debate e aprimoramento, visa criar um sistema de rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas, com comunicação instantânea com a Polícia.
O Programa Moto Segura, inspirado no sucesso do Programa Meu Celular – que recuperou mais de 2.700 celulares em cinco meses –, faz parte do Ceará contra o Crime. A nova iniciativa permitirá que entregadores e mototaxistas tenham acesso a um serviço de rastreamento, ajudando na recuperação de veículos e na redução dos índices de roubo e furto.
O anúncio foi realizado nas redes sociais do governador e contou com a presença de autoridades da área de Segurança Pública, incluindo o secretário Roberto Sá, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Klênio Sávio, e o Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Leonardo Barreto.
O governador enfatizou que o projeto será debatido na Assembleia Legislativa para aprimoramento. “Queremos oferecer um serviço que permita à polícia localizar imediatamente uma motocicleta roubada e, assim, prender os criminosos e recuperar o veículo”, afirmou Elmano de Freitas. O projeto visa proporcionar maior segurança aos trabalhadores que utilizam motocicletas como instrumento de trabalho, além de desestimular o furto e o roubo de veículos no estado.
O secretário Roberto Sá garantiu que as forças de segurança estão preparadas para a implementação do programa. “Estamos motivados para que, após as etapas administrativas e tecnológicas, a Polícia Militar possa agir rapidamente e recuperar as motocicletas. Fiquem tranquilos, a nossa equipe está pronta para essa tarefa”, concluiu.