O cenário meteorológico no Ceará permanece instável, com previsão de chuvas em todas as macrorregiões até pelo menos esta quarta-feira (3), conforme informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A expectativa é que, a partir da quinta-feira (4), os acumulados de chuva apresentem uma redução.
Apesar da abrangência das precipitações em todo o estado, os registros mais expressivos estão previstos para a porção oeste, englobando áreas como Ibiapaba, Litoral Norte, e parte do Sertão Central e Inhamuns.
Essas chuvas são atribuídas às áreas de instabilidade influenciadas pelo deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), somado a efeitos locais, como a brisa e a combinação de temperatura, umidade e relevo.
Máximas e Mínimas
Em relação às temperaturas, espera-se que as máximas alcancem cerca de 35ºC nas regiões do Cariri, parte da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, as temperaturas podem atingir picos de até 33ºC. Na capital Fortaleza e na Região Metropolitana, as mínimas devem girar em torno de 24°C, enquanto as máximas podem chegar a 32°C. A população deve estar atenta às atualizações meteorológicas e precauções necessárias diante das condições climáticas.