Nesta sexta-feira, 12 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Programa Escolas de Tempo Integral, que visa ampliar em um milhão as matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em todo o Brasil. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre ministros, governadores, vice-governadores e parlamentares, além de representantes de movimentos sociais.
O investimento previsto para o programa é de R$ 4 bilhões, que serão repassados para estados e municípios a fim de que possam expandir as matrículas em suas redes. O Escolas de Tempo Integral busca viabilizar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a oferta de “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica”.
Durante a cerimônia, o presidente Lula reforçou a importância da educação para o desenvolvimento do país, afirmando que “não existe na história da humanidade um país que conseguiu se desenvolver sem antes investir na educação”. Ele ainda destacou que investir na educação não é apenas colocar crianças na escola, mas fazer escolas de qualidade em todos os níveis, do ensino fundamental ao ensino universitário.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, que esclareceu que o programa prevê um papel importante a estados e municípios, que terão o poder de decisão na aplicação dos recursos. “A escola em tempo integral beneficia o aluno desde a creche até o Ensino Médio. O prefeito, o governador e a secretária ou secretário vai fazer o seu plano, se ele quer a matrícula da creche, no ensino fundamental, no ensino médio, e o MEC vai apoiar tecnicamente e financeiramente essa política tão importante”, detalhou o ministro da Educação.
Antes do lançamento do programa, o presidente Lula visitou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, em Fortaleza, que desde 2019 adota o ensino integral e atualmente conta com carga horária de 45 horas semanais. Durante a visita, o presidente ressaltou que as escolas de tempo integral estão cuidando não apenas da atual geração, mas de todas as próximas, que encontram na escola pública o caminho para um futuro mais justo, mais digno e com mais oportunidades.