O Ceará volta a apresentar maiores condições de chuva neste começo de semana. Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de precipitações em todas as macrorregiões até quarta-feira (15), pelo menos.
Nesta segunda (13), a tendência é que pela manhã, os principais acumulados ocorram ao longo da faixa litorânea, no Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri, que é uma das áreas mais propícias às precipitações neste início de semana. Já pela tarde, as condições indicam maiores chuvas no sul e no noroeste (Ibiapaba e Litoral Norte).
Já terça (14) e quarta, a Funceme espera que os maiores acumulados esperados sejam registrados no sul, oeste e faixa litorânea do Ceará.
De forma geral, o céu deverá apresentar-se entre parcialmente nublado e poucas nuvens. A intensidade das chuvas previstas para estes três dias deve variar entre fraca e moderada.
O cenário esperado se dá pela formação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, que estão associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como por efeitos locais, como atuação do sistema de brisa e interação dos ventos com o relevo.