A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu, de sexta-feira (9) a domingo (11), mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão em desfavor de alvos investigados por crimes homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto, estupro de vulnerável, violência doméstica, latrocínio, estelionato, receptação e porte irregular de arma de fogo ocorridos no Ceará. Durante as ofensivas policiais, 42 pessoas foram capturadas em Fortaleza e em diversos municípios do Ceará. Entre os alvos, três adolescentes foram capturados – um deles envolvido na morte de um policial militar da reserva, ocorrida em março deste ano – durante as ofensivas policiais uma espingarda e munições foram apreendidas.
A Operação “Alcateia II” teve como objetivo dar cumprimento às ordens judiciais e capturar alvos que estavam com mandados em aberto. Durante as ações de ontem, os investigadores da PC-CE saíram em campo pelas ruas da Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Caucaia, onde capturaram dois homens investigados por crimes de furto e roubo. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde as ordens foram cumpridas. Já em Maracanaú, um homem foi preso em flagrante por crime de violência doméstica.
Ainda durante as ações desse domingo, os policiais civis deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão em desfavor de uma adolescente investigado em ser partícipe de um ato infracional análogo ao crime de latrocínio, registrado no dia 18 de março deste ano, em que teve como vítima um policial militar da reserva, de 66 anos. O crime e apreensão ocorreram no bairro Bonsucesso. O adolescente era o último suspeito que faltava ser localizado. Com isso, as investigações e diligências sobre o caso estão concluídas.
Já durante as ações policiais no último sábado (10), um homem investigado por crime de roubo, foi preso no município de Iguatu. Durante cumprimento de mandados de busca e apreensão nos distritos Sítio Cidade e Sítio Conceição, na zona rural de Pereiro, os policiais civis apreenderam na casa do alvo uma espingarda e munições de calibres 38 e 32. Em outras ações, seis alvos foram presos por força de mandados de prisão. Eles foram localizados nos bairros Bom Jardim, Messejana e Luciano Cavalcante, em Fortaleza e nos municípios de Caucaia e Pacatuba.
A operação resultou, ainda, na prisão de homem de 57 anos, na sexta-feira (9), no bairro Aldeota, suspeito de crime de estelionato. Outros 30 alvos tiveram suas ordens judiciais cumpridas. Os suspeitos foram localizados e presos em Fortaleza, nos bairros Barra do Ceará, Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Paupina, Centro, Messejana, Pirambu, Jóquei Clube, Guajeru e nos municípios de Cascavel, Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Campos Sales, Acopiara, Brejo Santo, Itaitinga, Iguatu e Quixadá.
O delegado geral adjunto, Márcio Gutierrez, afirma que é de suma importância a operação realizada pela Polícia Civil. Conforme o gestor, “a operação traz realmente a responsabilização aos infratores que estavam com mandados judiciais em aberto para cumprir suas penas e retirar de circulação da sociedade os alvos envolvidos em crimes”, afirmou Gutierrez.