O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura de Elmano Freitas ao governo do Ceará em cerimônia realizada neste sábado (30) no Centro de Eventos, na cidade de Fortaleza. O ex-presidente e candidato à Presidência da República Lula esteve ao lado de Elmano Freitas; e o ex-governador do Ceará e candidato a uma vaga ao senado Camilo Santana.
Fim da aliança com o PDT
A candidatura de Elmano ocorre após ruptura da aliança entre os partidos PT e PDT no Ceará. O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes queria palanque com apoio integral à sua candidatura, sem divisão com os petistas, que apoiam Lula.
Perfil de Elmano
Elmano de Freitas da Costa é natural de Baturité e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Filiado ao PT desde 1989, ele já atuou na Nacional de Advogados Populares (Renap) e na defesa jurídica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O petista já foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e foi eleito presidente do PT em Fortaleza em 2013. Em 2014, Elmano foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Além disso, foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins.
Entre projetos apresentados pelo político à Assembleia Legislativa do Ceará (Alce), estão garantia de pagamento de rescisões trabalhistas a trabalhadores terceirizados do estado em caso de demissões, o Dia Estadual de Combate à Transfobia e obrigação de botão de emergência no interior dos veículos de transporte coletivo intermunicipal e nos carros fortes.