O Ceará recebeu nesta quarta-feira (4) duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Às 12h, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 61.600 doses da CoronaVac/Butantan. Mais tarde, pouco depois das 19h, foi a vez de receber mais 114.600 doses da Pfizer/BioNTech, totalizando 176.200 vacinas contra a Covid. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.
Em publicação nas redes sociais logo após a chegada das primeiras vacinas do dia, o governador Camilo Santana ressaltou que a remessa vai agilizar a vacinação dos cearenses contra a Covid-19. “Recebemos no início desta tarde 61.600 doses da CoronaVac, que serão aplicadas para D1 e D2 dos cearenses. As vacinas já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, para distribuição aos municípios cearenses. Lembro que todos devem estar atentos ao cadastro na Sesa e às listas de vacinação em seus municípios“, disse.
Os imunizantes já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município. Até o momento, o Ceará soma 7.035.428 doses recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).
Mais tarde, Camilo apontou sobre a importância de novo lote do imunizante da Pfizer. “Chegou há pouco o segundo lote de vacinas contra a Covid que recebemos nesta quarta-feira (4), com 114.600 doses da Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, essas vacinas deverão ser utilizadas para aplicação da primeira dose. Agradeço aos profissionais que trabalham na recepção, conferência e distribuição das vacinas na Ceadim, do Governo do Estado. Seguimos na luta por mais vacinas para todos os cearenses e juntos estamos superando essa pandemia”, ressaltou.
Vacinômetro
O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas de terça-feira (3), foram aplicadas 5.670.304 doses. Com isso, 3,94 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,58 milhão tomaram a D2, além dos 147 mil que foram imunizados com dose única da Janssen. Mais de 42% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização e quase 18% está com esquema vacinal concluído.