A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (13) mudanças que passam a permitir a realização de concursos públicos para a Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Forense. As propostas foram enviadas pelo governador Camilo Santana (PT) para apreciação dos parlamentares.
Entre as alterações, de acordo com o Governo do Estado, está a atualização das regras relativas ao ingresso e à formação inicial de oficiais e praças da Polícia Militar. Os cursos de formação passam a ser realizados após a conclusão do concurso, quando o candidato já tem integrado a carreira militar.
A proposta também cria o quadro de Oficiais Complementares Policial Militar, em substituição aos atuais quadros de Oficiais da Saúde e de Oficiais Capelães, voltado para médicos, dentistas, teólogos, farmacêuticos, engenheiros e veterinários.
Polícia Civil e Pefoce
Os cargos de perito criminal, perito criminal adjunto, perito logista, médico perito-legista e auxiliar de perícia que estejam vagos e situados entre a 2ª classe e a classe especial serão remanejados para a Classe A, Nível I, do subgrupo Atividade de Perícia Forense, para fins de disponibilização em concursos públicos, como prevê a legislação.
Os cargos de escrivão e inspetor de Polícia Civil que estejam vagos entre a 2ª Classe e a Classe Especial, da anterior estrutura de carreira dos cargos, serão remanejados para a Classe D, Nível I, do Subgrupo Investigação Policial e Preparação Processual. Assim, os cargos ficam disponíveis para a realização de concurso.
Fonte: G1