O Ceará tem 68 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) desta sexta-feira (20).
As cidades com pessoas infectadas são: Aquiraz (1), Fortaleza (63), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1), Sobral (1), além do diagnóstico no Ceará de infecção em um residente de São Paulo.
A Secretaria da Saúde não apontou nesta sexta-feira o número de casos suspeitos e descartados, além de passar a divulgar um boletim menos detalhado.
A quantidade de pessoas infectadas quase que triplicou entre a divulgação do boletim desta quinta-feira (19) e desta sexta-feira.
O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do Dr. Cabeto. A transmissão comunitária – quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado – aumenta a necessidade de isolamento social. “Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social”, ressaltou Cabeto.
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) que o Brasil tem 904 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. O balanço, que compilava dados de até 16h, somava 11 mortes no país. Pelo levantamento do G1, o Ceará é o 4º estado do país com maior número de casos.
O governador Camilo Santana determinou, nesta quinta-feira (19), que todos os estabelecimentos do estado devem fechar, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e supermercados. Esta e outras medias foram anunciadas em uma live na rede social do governador.
A determinação começou a valer nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de março. Com isso, bares, feiras livres, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, barracas de praia, shoppings centers, museus, cinemas e academias devem permanecer fechados.
“Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas”, frisou Camilo, durante transmissão ao vivo, em redes sociais, na tarde desta quinta-feira (19). Camilo comentou ainda que a única forma de reduzir a contaminação é o isolamento social. “Isso é a experiência do mundo inteiro”.
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará subiu para 55. Já o número de casos sob investigação subiu de 259 para 766 entre esta quarta e quinta-feira. Já foram descartadas 118 notificações desde o surgimento da doença no estado, no fim de janeiro. Os números são do boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (19).
Veja as medidas:
- Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais,
- Liberados os serviços de entrega por aplicativo.
- As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;
- Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);
- Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda -feira (23);
- Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);
- Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;
- Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais
Não são afetados pela medida:
- Estabelecimentos médicos e hospitalares;
- Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos;
- Clínicas de fisioterapia e vacinação;
- Distribuidores e revendedores de água e gás;
- Distribuidores de energia elétrica;
- Serviços de telecomunicação;
- Segurança privada;
- Postos de combustíveis;
- Funerárias;
- Padarias;
- Estabelecimentos bancários;
- Clínicas veterinárias,
- Lojas de produtos para animais;
- Lavanderias;
- Supermercados;
O governador também pediu atenção de todos com os familiares mais idosos, que estão no grupo de risco. “É fundamental o cuidado com os idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa”, destacou.
Fonte: G1