Em um novo avanço nas investigações sobre o trágico acidente do voo 2283 da Voepass, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou nesta segunda-feira (12) a primeira etapa dos trabalhos no local da queda.
Equipes especializadas removeram os motores do turboélice ATR 72-500, fabricado pela ATR, bem como outras partes da aeronave que podem conter pistas sobre as causas do acidente. Todo o material foi transportado para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo, onde passará por uma análise minuciosa.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a investigação segue em curso, com o objetivo de identificar todos os fatores que contribuíram para a queda do avião. Um relatório preliminar com as possíveis causas do acidente deve ser divulgado pelo Cenipa em até 30 dias.
Acidente fatal
O voo 2283, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), causando a morte de todas as 62 pessoas a bordo. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas as autoridades investigam todas as hipóteses, incluindo falha mecânica, erro humano e condições meteorológicas adversas.
Solidariedade e apoio
Além das investigações, a FAB disponibilizou um avião cargueiro KC-390 para transportar os corpos das vítimas de volta a Cascavel. Vinte e quatro das 62 vítimas eram da cidade paranaense. A aeronave militar já se encontra em São Paulo, aguardando as liberações necessárias para iniciar a operação.
Outras investigações
Paralelamente à investigação do Cenipa, a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo também conduzem inquéritos sobre o caso. As investigações têm como objetivo esclarecer as circunstâncias do acidente e responsabilizar os envolvidos, caso haja alguma irregularidade.