Mais de dois meses após o início das fortes chuvas, o número de vítimas fatais das enchentes no Rio Grande do Sul segue crescendo. A Defesa Civil do estado confirmou nesta terça-feira (02) a 180ª morte em decorrência do desastre.
Canoas é a cidade mais atingida, com 31 óbitos registrados. Em seguida, aparecem Roca Sales (14), Cruzeiro do Sul (12), Bento Gonçalves (11), Caxias do Sul e São Leopoldo (ambas com 9). Ainda há 32 pessoas desaparecidas, a maioria em municípios como Lajeado (5), Cruzeiro do Sul (5) e Bento Gonçalves (4).
Apesar da diminuição no ritmo das buscas, as equipes de resgate não desistem de encontrar os desaparecidos.
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e maio deste ano causaram estragos em 478 municípios, afetando 2,3 milhões de pessoas. Além das 180 mortes confirmadas, 806 pessoas ficaram feridas.
Para auxiliar na prevenção de novos desastres, a Defesa Civil do estado disponibiliza serviços de alerta meteorológico à população.
O cadastro pode ser feito por SMS, enviando o CEP da sua localidade para o número 40199. Você também pode se cadastrar pelo WhatsApp, adicionando o contato (61) 2034-4611 e enviando a mensagem “Oi”. O robô de atendimento permitirá que você compartilhe sua localização e receba alertas em tempo real.
A colaboração da população é fundamental para minimizar os impactos das chuvas fortes e garantir a segurança de todos.