O Supremo Tribunal Federal (STF) foi evacuado na noite desta segunda-feira após duas explosões serem ouvidas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os estrondos foram registrados por volta das 19h30, ao final de uma sessão que discutia uma ação sobre a letalidade policial em comunidades. Em nota, o STF confirmou que os ministros, servidores e o público presente foram retirados com segurança.
As explosões, que ocorreram logo após o encerramento da sessão, causaram pânico entre os presentes. Equipes da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e chegaram rapidamente ao local, onde isolaram a área para garantir a segurança e realizar os primeiros levantamentos. A Polícia Civil informou que iniciou “as primeiras providências investigativas” e acionou a perícia para apurar as causas e o possível motivo dos estrondos.
Além disso, o acesso à Esplanada dos Ministérios foi totalmente fechado como medida de precaução, restringindo o trânsito na região. O Palácio do Planalto, que fica nas proximidades, teve seu esquema de segurança reforçado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, não estava no local no momento do incidente, pois havia deixado o Planalto em direção ao Palácio da Alvorada por volta das 17h30.
Ainda não há informações oficiais sobre a origem das explosões, e detalhes sobre a vítima fatal também não foram divulgados.